Apesar de algumas pessoas não gostarem muito do calendário do futebol brasileiro, não há como não dizer que final de temporada tem tudo a ver com final de ano. Afinal, em ambos os casos, aproveitamos esse período para fazer uma reflexão de tudo o que aconteceu ao longo do ano, as conquistas, as derrotas, as escolhas que fizemos, sendo elas certas ou erradas, tudo isso vai entrar nessa balança que vai nos dizer se o ano foi bom, ou ruim. Caso você não faça isso, tanto em relação ao futebol, quanto com a vida, talvez esse seja o motivo das coisas não terem dado tão certo.
Uma conclusão que podemos tirar em paralelo com o futebol, é que em cada temporada haverá alguém pra ganhar e alguém pra perder, ninguém consegue provar do mesmo sabor, ao mesmo tempo, justamente esses extremos tão distintos são importantes na evolução de tudo e de todos. Pra ganhar um campeonato é preciso superar todos os empecilhos ao longo do caminho, as vezes pode-se até tropeçar, mas se acostumar no erro certamente será fatal. A recompensa virá, o exemplo dos que persistiram no erro, são os times rebaixados para a divisão inferior da liga nacional, que tiveram 38 rodadas para acertarem, mas acabaram se acostumando no erro e por isso foram punidos. Os pontos corridos não perdoam, a vida também não.
Mas, para cada um dos anos posteriores, haverá uma nova tentativa, uma forma de se recuperar de todos os prejuízos sofridos e dar a volta por cima, sair lá da zona de rebaixamento e ir pra Libertadores ou mesmo após sofrer o descenso a Série B, brigar para subir e em consequência acabar conquistando o ponto mais alto do futebol nacional, o título de campeão brasileiro!
Falando em campeão brasileiro, pela primeira vez na história dos pontos corridos, após 22 anos, o Palmeiras se tornou Campeão Brasileiro de 2016! Através de uma excelente campanha, fruto do bom trabalho de renovação pelo qual o clube vêm passando desde o ano de 2012, em que após se sagrar Campeão da Copa do Brasil, o verdão amargou o seu segundo rebaixamento. Começou o campeonato como um dos favoritos e encerrou sua participação levantando a taça! Merecidamente.
No começo do ano, fizemos uma brincadeira sobre quem figuraria no possível G4 campeonato (que você pode relembrar clicando aqui), teve como grande surpresa, a mudança de G4, para G6, agora, os seis times mais bem colocados se classificam para a Copa Libertadores, um acréscimo de duas equipes, dessa forma os seis times classificados para a Copa Libertadores da América de 2017 , através do Campeonato Brasileiro são:
- Palmeiras
- Santos
- Flamengo
- Atlético Mineiro
- Botafogo
- Atlético Paranaense
Outra grande surpresa no campeonato desse ano foi o rebaixamento do Internacional, após começar o ano como um dos possíveis candidatos ao G4 e, porque não, ao título ,acabou sofrendo o rebaixamento a segunda divisão do futebol nacional, pela primeira vez em sua história! O Internacional chegou até mesmo a ser líder no início do campeonato, mas infelizmente acabou adotando uma campanha irregular e por apenas 2 pontos de diferença, não escapou do descenso. Os times rebaixados para a série B de 2017 foram:
- América-MG
- Santa Cruz
- Figueirense
- Internacional
Mas sem dúvida a maior surpresa, não apenas do futebol brasileiro, mas do futebol mundial, foi um trágico acidente aéreo sofrido pelo time da Chapecoense, que se deslocava rumo ao primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. A Chapecoense, ainda novata entre os grandes clubes, vinha fazendo campanhas sólidas desde que subiu para a Série A, em 2013, chegando até mesmo a brigar pelo G6 desse ano, com essa fatalidade, o planejamento foi afetado e a Chapecoense entrou em um processo de reestruturação, e graças a um gesto muito nobre do Atlético Nacional (campeão da Libertadores desse ano e finalista junto da chapecoense na Copa Sul Americana), a Chapecoense também conquistou uma vaga na Libertadores do ano que vem, além de ter conquistado a taça de campeão Sul Americano, o primeiro título internacional do time!
E pra fechar essa pequena retrospectiva, outro time que conseguiu sair da fila, mas dessa vez de títulos nacionais, foi o Grêmio! Após 15 anos, desde que ganhou a sua última conquista a nível nacional (sendo uma Copa do Brasil), pela quinta vez, o tricolor gaúcho levantou a taça da Copa do Brasil! Se isolando como o clube que mais vezes levantou o troféu. Agora, além da festa de comemoração pelo título, o Grêmio conseguiu uma vaga na libertadores, fechando a lista de participantes brasileiros no torneio mais importante da América!
E aí, o que será que a libertadores desse ano nos reserva ? Teremos um representante brasileiro na disputa do Mundial Interclubes ?
Definitivamente, só nos resta aguardar as cenas dos próximos episódios e continuar na torcida!
Um Feliz 2017 para todos!