|
Muitas franquias boas surgiram no videogame de 32 Bits da Sony, o PlayStation 1, como é o caso da série Parasite Eve! |
Quando ganhei o PlayStation 1, em 2001, tive a oportunidade de experimentar pela primeira vez (que eu me lembre) os jogos da geração de 32 Bits. Antes de ganhar o PlayStation 1 da minha irmã (mais detalhes em outra postagem), as atenções estavam voltadas para o Super Nintendo, mas todos sabem que quando se ganha um videogame novo, o antigo é esquecido temporariamente, devido a imensa biblioteca de jogos que você nunca jogou antes.
Entre os jogos que vieram com o meu PlayStation 1, três jogos me chamaram a atenção: Resident Evil 3, Thrill Kill e Parasite Eve. Estes jogos eram curiosos aos meus olhos, justamente por serem jogos mais "adultos", com uma temática bem distante do que eu estava acostumado, falando em costume, a violência gráfica não era uma novidade para mim, já que passava horas e horas jogando Mortal Kombat, mas ainda assim, nada era comparado com a tensão que eu sentia ao jogar esses três títulos citados anteriormente, com exceção do Resident Evil 3 que na minha infância, nunca tive coragem de passar da tela de introdução pois tinha um medo absurdo do Nemesis.
|
Parasite Eve - Eis a capa do primeiro jogo da série, uma resposta original da Square para os jogos do gênero Survival Horror que estavam fazendo muito sucesso no final dos anos 90. |
Meu primeiro contato com a série Parasite Eve, não foi intencional. Estava testando os jogos que vieram com o videogame (PS1), e eis que dois discos me chamaram a atenção, ambos traziam uma mulher na face do disco e o logo do jogo, sendo que cada um tinha uma cor diferente, justamente para diferenciar o disco 1,do disco 2. Meu PlayStation 1 era destravado, então provavelmente nunca torne a ver aqueles discos que marcaram a minha infância. O jogo se tornou muito especial para mim, por ser o primeiro Survival Horror que joguei, além da primeira CG que eu assisti, e foi justamente a belíssima CG que me motivou a joga-lo. Ainda não conhecia a Square, mas hoje sei que a grande jogada da empresa na época, era apostar nos vídeos em Computação Gráfica (C.G), dizíamos que na geração de 32 Bits, um jogo se vendia, não pela jogabilidade em si, ou os gráficos, mas pela CG, se fosse de qualidade, a venda era segura, o que não significava que o jogo era bom, exceto em relação a Square, que sempre combinava uma boa CG com um bom jogo.
|
Parasite Eve 3rd Birthday - Excelente jogo do PSP, um título obrigatório, que entra facilmente em qualquer lista de melhores jogos do portátil! |
Bom, falemos então de Parasite Eve 3rd Birthday. Basicamente a série narra as aventuras de uma jovem policial, chamada Aya Brea, que possui habilidades sobre-humanas, e investiga incidentes biológicos envolvendo criaturas mutantes. O jogo gira em torno de uma nova epidemia de criaturas mutantes que atacam a cidade de Nova York ás vésperas do dia de natal, cabe então uma agência secreta chamada C.T.I (do qual Aya faz parte) tentar controlar a situação e destruir as criaturas que ameaçam o mundo. Através de um dispositivo chamado Overdive System, é possível fazer com que os agentes da C.T.I, enviem suas consciências ao passado e fazer com que tomem controle de um corpo humano qualquer, assimilando o DNA do agente ao hospedeiro e assim a sua aparência física, dessa forma, eles tentarão mudar o passado, para alterar o terrível futuro ameaçado pelas criaturas mutantes.
|
Parasite Eve 3rd Birthday - A qualidade vista nas cenas em computação gráfica do jogo é uma característica marcante nos jogos da Square! |
O jogo possuí gráficos bonitos e bem trabalhados, possuindo uma grande quantidade de elementos simultâneos na tela, diversidade de inimigos e detalhes no cenário, que apesar de parecerem "arenas" fechadas, sem possibilidades de exploração no cenário, é compreensível, afinal estamos falando de um portátil com pouca quantidade de armazenamento. Os gráficos se tornam ainda mais belos no emulador, recomendo aqueles que puderem, a testar o jogo no emulador de PSP, a experiência melhora muito, sendo possível gerar gráficos entre o PS2 e o PS3.
|
Parasite Eve 3rd Birthday - Inimigos gigantes que couberam muito bem nas telas do portátil da Sony! |
A jogabilidade é simples, se distanciando um pouco do RPG e do Survival Horror original dos primeiros jogos, e se tornando um jogo de ação, com elementos que lembram os grandes expoentes atuais do gênero de Tiro em 3ª Pessoa, como Gears of War. O game contém uma grande variedade de armas, sendo possível adquirir novas armas através dos pontos obtidos no decorrer do jogo, além de ser possível customizá-las e aprimorá-las. O jogo também possuí uma variedade de roupas para a personagem, sendo possível também rasgar parte das roupas da personagem durante as batalhas, dando um pouco mais de imersão e empatia com a protagonista que vai ter de enfrentar muitos perigos para cumprir a sua missão. Um detalhe que já é de conhecimento dos jogadores, e que inclusive já foi citado no começo das postagens, as cenas em computação gráfica receberam um tratamento muito especial por parte da Square, sendo dignas de um jogo para PS3 ou Xbox 360.
|
Parasite Eve 3rd Birthday - O jogo conta com uma boa variedade de inimigos e cenários! |
A trilha sonora é imersiva, lembrando muito as séries e filmes de investigação com temática sobrenatural como os seriados Fringe e Arquivo X. Aliás as músicas conseguem representar exatamente o ambiente de mistério e ação que envolve a trama do jogo, ação que vai ser encontrada do começo ao fim, afinal o jogo possuí um bom número de chefes e subchefes, que vão render uma boas horas de diversão ao jogador.
|
Parasite Eve 3rd Birthday - Terminar o jogo não será uma tarefa fácil, mas renderá boas horas de diversão aos jogadores! |
O jogo em si não é difícil, eu diria que é trabalhoso, já que muitas chefes possuem um método diferente de serem derrotados, que precisam ser estudados durante a batalha pelo jogador, dessa forma, apenas atirar e se esconder não será o bastante. É preciso também um cuidado em administrar as habilidade especiais da personagem, que através do preenchimento de uma barrinha vermelha abaixo da barrinha de vida, possibilita transformar a protagonista, em algo semelhante ao que vemos na série Devil May Cry, além de conceder uma espécie de onda de energia que causa sérios danos aos inimigos, e fica disponível quando aparece um triângulo na mira, como visto em uma das imagens acima.
Concluindo, Parasite Eve 3rd Birthday é um jogo obrigatório para todos aqueles que possuem um PSP, ou que estão descobrindo a sua maravilhosa biblioteca através dos emuladores. O jogo é tão bem trabalhado que poderia facilmente ser adaptado aos consoles de mesa, e uma história complexa que renderia muitas sequências para série. Quem sabe não vemos novas aventuras de Aya Brea na atual geração de consoles.
Fica aí a dica de um ótimo jogo, que está entre os meus JOGOS FAVORITOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário