Com o passar do tempo os jogos foram se tornando cada vez mais complexos e longos. Lá no início, na época do Atari os jogos praticamente não tinham fim, às vezes para se chegar a algo próximo de um final, era necessário chegar em uma pontuação especifica, um limite, que ao ser alcançado "zerava" o contador e reiniciava a pontuação, daí que surgiu a expressão"zerar" o jogo.
Mesmo assim, ainda não tínhamos um final digno, uma conclusão, na verdade não tínhamos nem sequer um começo, apenas um objetivo. Até que nos anos 80 fomos apesentados às justificativas, as motivações, tanto por parte dos heróis quanto dos vilões, mesmo que as vezes eles parecessem simples demais, não nos importávamos, o que queríamos mesmo era ver o final, mesmo que ele fosse clichê e sem graça.
Seguindo essa nova tendência de finais, as desenvolvedoras começavam a produzir sequências para seus jogos de sucesso, mas para isso acontecer de fato, a historia apresentada no inicio precisava ser expandida, alimentada por novas motivações e por novos finais é claro. Percebeu-se que apenas salvar uma princesa ou derrotar um vilão era muito pouco, podia ser feito muito mais! Rapidamente os jogos que podiam ser terminado em minutos, agora levavam horas e os finais que eram únicos, passaram a ser múltiplos e, algumas vezes, dependiam das escolhas feitas pelo jogador.
Hoje em dia existem várias formas de se terminar um jogo, em algumas situações basta terminar a campanha principal ou ir mais além e terminar as expansões, só que fazendo isso, em muitas vezes não se obtém o tão sonhado 100%! Sendo necessário alem da campanha principal e da expansão, coletar todos os itens, finalizar em outro nível de dificuldade e ainda ter de repetir todo o procedimento dito anteriormente, só que, com outros personagens. O problema é que nem sempre esse procedimento todo resulta em mais horas de diversão (que deveria ser o objetivo de qualquer jogo), mas em "horas de frustração". Pois nem todo jogo oferece o suporte necessário para exigir tais coisas, sem se tornar chato e repetitivo, forçando o consumidor até mesmo a abandonar o game e embarcar em outra aventura!
Como existe várias formas de se terminar um jogo, não vou entrar nesse mérito, mas vou propor um questionamento. Afinal, o que é terminar um jogo ? Sendo direto, entro em duas conclusões possíveis:
- Para completar um jogo, é necessário terminar tudo o que o jogo tem a oferecer, incluindo expansões, coleta de itens, finalizar em outras dificuldades, desbloquear todas as conquistas ou troféus e etc.
OU
- Terminar apenas a campanha (conhecido também como modo história), uma única vez, em um único nível de dificuldade. Resumindo, basta conseguir visualizar o final do jogo, incluindo a tela de créditos (se tiver).
Acredito que os dois métodos estejam corretos, para ajudar a visualizar isso, vou usar como exemplo um restaurante fast food, tendo o hambúrguer como especialidade, mas que serve outros acompanhamentos como batata frita, bebida, sobremesa e etc. O prato principal é sempre a especialidade da casa, no caso, o hambúrguer. Digamos que você pediu uma combinação qualquer, mas terminou de comer apenas o principal, o hambúrguer, tendo sobrado algumas batatas, não terminando a sua bebida, mas tendo terminado a sobremesa. Usando essa ilustração, você terminou ou não terminou a sua refeição ?
Resposta: Sim e Não!
Sim, porque você terminou o hambúrguer e não, por não ter terminado todos os acompanhamentos (apenas a sobremesa). Mesmo tendo pagado pela combinação, você não é obrigado a comer tudo! E ainda assim pode contar pra alguém que comeu aquela lanche (mesmo não tendo terminado tudo).
A mesma coisa se aplica aos jogos, usando como exemplo o Skyrim, você não precisa alcançar o nível máximo em todas as suas habilidades, desbloquear todas as conquistas (ou troféus), fazer todas as missões secundárias, você terminando o principal já conta, agora se você quiser expandir a experiência do jogo, você termina tudo o que tiver, levando o tempo que for (no caso do Skyrim, umas 200h no mínimo). Fazendo uma relação novamente com o hambúrguer, você pode pedir apenas o lanche, sem os acompanhamentos.
Pra mim, apenas a campanha principal já basta, agora se você quiser ir mais além fique a vontade pra continuar investindo horas e horas naquele mundo que te envolveu tanto! É uma questão de escolha, sendo que nem sempre apenas o principal será o suficiente para te convencer de que realmente, está terminado! Por isso, quando alguém te perguntar se você terminou aquele jogo qualquer, mas você tiver terminado apenas a campanha, não se sinta constrangido ou na obrigação de negar, apenas que você terminou o jogo, mas ainda não explorou completamente, por seja lá qual for o motivo.
Concluindo, apenas jogue, divirta-se sempre, veja o final se puder e faça 100% (ou mais) se quiser!
É isso aí galera, espero que tenham gostado!
Fiquem com Deus e até a próxima postagem!
Lembrando que uma nova série de postagens vêm aí... fiquem ligados!