Quando Mortal Kombat surgiu lá nos anos 90, mais precisamente no ano de 1992 nos Arcades, começava uma verdadeira febre nos videogames, que não apenas a popularizou o gênero dos Jogos de Luta, como a inclusão de violência explícita nos jogos, ajudando a criar um dos selos de classificação indicativa mais conhecidos, o ESRB, que muito provavelmente você já deve ter visto, mas possivelmente ignorado. Esse selo era assim:
Esse é o sistema de censura aplicado nos jogos norte americanos. Você provavelmente já deve ter ignorado essa classificação. |
O Mortal Kombat, tinha como grande trunfo o movimento especial, Fatality, que finalizava a luta, derrotando o inimigo brutalmente,chamando a atenção dos jogadores, por ser algo totalmente inédito em um jogo de luta! Como jogo de luta em si, o primeiro MK, era bom, apesar de não ser tão fluído quanto os concorrentes (Street Fighter e Fatal Fury), chamava a atenção pelas habilidades especiais de seus lutadores, principalmente os ninjas Sub-Zero e Scorpion.
Dois dos primeiros fatalitys. Se continuam violentos hoje, imagina na época em que a violência era algo totalmente inédito nos videogames! |
Só que, como todo jogo bom, Mortal Kombat se tornou uma franquia e no ano seguinte retornou com uma sequência, Mortal Kombat 2. Se todo jogo bom vira franquia, toda franquia boa acaba testando a sua marca em outros estilos de jogo, foi assim com o Super Mario, Mega Man, recentemente com Warcraft... É claro que Mortal Kombat não ficaria de fora, e a aposta foi num gênero muito bem reconhecido entre os jogadores, mas que na época estava começando a perder forças, assim como o próprio gênero de jogos de luta, trata-se do Beat n' Up, conhecido popularmente como "Briga de Rua", essa aposta gerou dois jogos para a geração dos 32 Bits: Mythologies of Sub-Zero (1997) e Special Forces (2000).
Os jogos não foram bem aceitos pela crítica e pelo público, sendo considerados verdadeiros fracassos, apesar disso, a ideia de fazer um jogo da franquia Mortal Kombat em outro formato não foi descartada e no ano de 2005 foi lançado Mortal Kombat Shaolin Monks no PlayStation 2 e no Xbox.
Finalmente vamos falar do Mortal Kombat Shaolin Monks, se trata de um Beat n' Up, em 3D, algo não muito comum no gênero, já que até hoje vemos uma preferência pelo estilo em 2D, com progressão lateral que consolidou o gênero, com jogos como: Final Fight, Cadillac n' Dinosaurs, Streets of Rage e etc. Apesar da ousadia em tentar criar um jogo de "briga de rua" com a temática do Mortal Kombat, pela terceira vez, posso dizer com segurança que finalmente eles acertaram!
Eis a capa da versão do jogo para PlayStation 2. Se você entendeu o sistema de censura, percebeu que esse jogo é desaconselhável para menores de 17 anos... |
A história do jogo se passa entre os acontecimentos do final de Mortal Kombat I e Mortal Kombat II, abordando os principais acontecimentos desses jogos, além de explicar alguns detalhes que não poderiam ser aprofundados em um jogo de luta, ainda mais se tratando dos anos 90, em que os jogos de luta não tinham uma história muito bem elaborada em relação ao que vemos hoje.
Os gráficos do jogo são muito bons, assim como a jogabilidade fluída. Se torna ainda mais divertido jogar com um amigo no modo cooperativo. |
Apesar de em um primeiro momento, ser estranho imaginar o funcionamento de Mortal Kombat nesse formato, o jogo foi tão bem construído que temos a impressão do jogo já ter sido pensado como um Beat n' Up, sendo funcional tanto como um "briga de rua" original quanto um jogo da franquia MK. Os golpes próprios de cada personagem estão lá, assim como o movimento característico da série, o Fatality! Pode-se criar combinações de golpes absurdas, com inúmeras possibilidades de ligação, enriquecendo ainda mais os combates, que são travados naquele estilo clássico de "um contra contra muitos", sem esquecer de mencionar as lutas contra os chefes, para derrotá-los deve-se encontrar uma falha, seja no momento em que ele ataca ou se defende, é preciso ficar atento a isso.
Depois que você terminar o jogo com os monges, poderá tentar terminá-lo com os ninjas, quem sabe num nível de dificuldade maior. |
Os protagonistas do jogo são os monges Kung Lao e Liu Kang, tendo-se a possibilidade de jogar com Sub-Zero e Scorpion depois de terminar o game algumas vezes, sendo assim, temos quatro personagens à escolha na campanha principal (inicialmente apenas o Kung Lao e o Liu Kang) caso você jogue sozinho, ou escolher dois personagens para jogar a campanha cooperativamente, no multiplayer local, que é muito mais divertido, já que dá pra combinar os ataques com o seu aliado e criar combos mais poderosos, além de derrotar os chefes mais rapidamente!
Prepara-se para encontrar alguns inimigos clássicos, como o Goro! |
Sem dúvidas, Shaolin Monks é o Beat n' Up definitivo (pelo menos até agora) da franquia Mortal Kombat, muito bem trabalhado, sendo possível enfrentar os inimigos mais clássicos da série, além de ter uma visão nunca antes vista da história, como por exemplo a amizade entre os monges Kung Lao e Liu Kang, quem de fato derrotou o Goro e também relembrar o quanto era difícil derrotar certos chefões (como o Shao Kahn, por exemplo). Por todos esses motivos, posso afirmar com certa segurança, que se você gosta de Mortal Kombat ou mesmo do estilo Beat n't Up, vai gostar desse jogo, que é um dos grandes jogos do PlayStation 2/Xbox, além de ser um dos meus jogos favoritos!
É isso aí pessoal, espero que tenham gostado!
Fiquem com Deus e até a próxima postagem!
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