Apesar de terem sido lançados há aproximadamente 4 anos atrás, os videogames de Oitava Geração (PlayStation 4, Xbox One e Wii U) ainda estavam coexistindo pacificamente (mas não muito), com os outros videogames remanescentes da geração anterior, mais especificamente o PlayStation 3 e o Xbox 360, dessa forma a Sétima Geração (Wii, PS3 e 360) estava ganhando uma sobrevida, e a geração atual, não estava sendo muito atenta na criação de novos títulos.
Justamente por ainda estar sendo lançado novos jogos para o PS3 e para o Xbox 360, não existia uma pressão muito forte para o lançamento de jogos inéditos para as plataformas atuais, e quando digo jogos inéditos, estou me referindo a novos propriedades intelectuais de peso, afinal, estávamos tendo uma demanda de lançamentos frequentes (todo ano praticamente) de novos jogos, de antigas franquias, que já estão consolidadas, como é o caso das séries Assassin's Creed, Battlefield e Call of Duty que estavam sendo lançados nas duas gerações (lembrando que as versões de PS3/360 eram inferiores as lançadas para PS4/One).
Os jogos das franquias Assassin's Creed e Call of Duty, com seus lançamentos anuais acabaram saturando a indústria! |
Isso acabou criando um vício na indústria, que consiste no seguinte, praticamente a cada janela de lançamento entre um jogo e outro, de uma determinada franquia, de uma determinada produtora, é lançado um Remake ou um Remaster. Eles trabalham dividindo a equipe, em uma parte maior que trabalha no jogo novo, e uma equipe menor que vai trabalhar no relançamento do jogo antigo.
Esse relançamento pode ser feito de duas formas: Seja através de uma remasterização (de gráficos e som por exemplo) que vai atualizar aquele jogo lançado há alguns anos, para que se seja encaixado nas tendências posteriores ao lançamento; Quanto no transporte de uma ideia já consolidada, para uma nova engine, que vai renovar a jogabilidade, gráficos e ás vezes até alguns elementos narrativos, mas ainda assim, preservando a ideia original.
Final Fantasy VII estava realmente precisando de um Remake! |
Os jogos de PSP receberam um bom tratamento em seu relançamento para consoles. Metal Gear Solid Peace Walker foi um dos ótimos títulos que foram adaptados para PS3 e Xbox 360. |
Imagine, você com apenas 5 anos de idade, com um Nintendo 3DS rodando Pokémon, na sua Pokedéx existe espaço para catalogar 720 Pokémons, mas na animação que você assiste, só falam dos últimos cem monstrinhos, isso acaba gerando uma certa curiosidade sobre os outros, motivando a saber mais sobre os outros pokémons, mas infelizmente, a jovem criança nunca vai obter a resposta para a seguinte pergunta: Como será que era jogar Pokémon tendo "apenas" 151 monstrinhos ?
Seria muito triste!
Apesar da brincadeira, o relançamento dos jogos é fundamental para que as novas gerações também sejam incluídas na lista de consumidores, mantendo a chama que alimenta a indústria dos videogames viva!
A Nintendo sempre apostou nos Remakes, os principais jogos da franquia Pokémon sempre recebem novas versões dos jogos mais antigos a cada mudança de geração. |
Totalmente injusto né!
Sou a favor dos Remakes e Remasters, desde que sejam relançados por um preço justo, dessa forma, todo mundo ganha!
O que vocês pensam sobre o assunto ?
Compartilhe a sua opinião nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário