Translate

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Algum Anime #02 - Yu Yu Hakusho

Quando estamos em busca de Algum Anime para acompanhar, as vezes, mesmo que inconscientemente, queremos que ela atenda alguns requisitos básicos que farão a diferença entre o "gostar e o não gostar".

Por exemplo, queremos que o anime tenha uma boa história, personagens cativantes, uma boa trilha sonora, que não tenha muitos fillers, que possua antagonistas marcantes, superação de desafios e etc.

Aqueles que nasceram no final do século passado, com certeza já assistiram ou no mínimo já ouviram falar do anime que estou prestes a indicar. Os que já conhecem não apenas gostam, como consideram um dos melhores animes já exibidos no país!


Um dos melhores animes de todos os tempos!
Lembra dos requisitos que eu falei logo acima ? Se você já esqueceu, volte um pouco e leia novamente, para que consiga entender o que estou prestes a dizer.

Acho que agora, já posso informar que YU YU HAKUSHO, atende todos os requisitos! E ainda possui um brinde, além de todas as qualidades que eu falei acima (que não são todos os pontos fontes que a obra possui), você ainda leva uma dublagem que consegue ser melhor que a original!

Um exemplo de frase, que você só encontra na dublagem brasileira!

Existe uma certa discussão que ganhou muita força na internet nos últimos anos, se trata de discutir se é melhor acompanhar uma obra estrangeira, adaptada ao nosso idioma através da dublagem, ou apenas legendada, e através das legendas buscar manter uma fidelidade maior, apenas traduzindo os termos. 

Yu Yu Hakusho chegou ao Brasil, para exibição na TV Aberta, no canal Rede Manchete, e devido a isso, foi dublado. Aconteceu que o estúdio responsável pela adaptação, teve uma liberdade tão grande, que puderam adaptar praticamente tudo, encaixando frases e ditados populares, além de conseguir criar alguns textos que não apenas casaram com o humor original, como conseguiu superar, deixando Yu Yu Hakusho ainda mais engraçado que a versão japonesa! E foi graças a isso, que o anime conseguiu uma popularidade muito grande por aqui, ficando ao lado de Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball entre as melhores animações já exibidas no país! Na minha opinião, o trabalho de dublagem, foi tão bom que na minha opinião é simplesmente, a melhor dublagem de todos os tempos! 


Os quatro protagonistas da série, que mais pra frente na trama ficam conhecidos como o "Time Urameshi".
Yu Yu Hakusho é um anime de estilo Shounen, cujo público-alvo são os garotos (não que as garotas não possam acompanhar, pelo contrário é muito popular entre todospúblicos) e a principal característica desse estilo, são as lutas. Mas para fazer com que funcione, é necessário apresentar uma boa história que justifique os combates! E isso, Yu Yu Hakusho faz muito bem! 

O personagem principal é Yusuke Urameshi, um garoto de 14 anos, considerado um cara não muito legal, daquele tipo que você não gostaria de se aproximar na escola, temendo levar uma surra ou qualquer outro tipo de intimidação (bullying). Só que na verdade, esse temperamento mais, digamos, explosivo, se deve aos problemas familiares que ele possui. Yusuke cresceu sem pai, e sua mãe é alcoólatra, toda essa carga psicológica e emocional acabou desenvolvendo um temperamento forte no garoto, que encontra nas brigas uma forma de liberar esse fardo. Quem conhece de verdade Yusuke, acaba percebendo que ele não é tão mal quanto parece, e que na verdade, pode sim, ser um bom amigo. Em um certo dia, para tentar salvar a vida de uma criança, que enquanto brincava acabou deixando sua bola escapar para a avenida, foi tentar recupera-la, sem perceber que um carro vinha se aproximando, Yusuke correu para empurrar a criança, mas acabou sendo atropelado. Yusuke morre no acidente. 

Uma única ação, pode mudar toda a sua trajetória.

O que parecia um fim, na verdade se mostra um novo começo. Após sofrer o acidente, que acaba lhe tirando a vida, Yusuke se torna um "fantasma", e acha que ainda está vivo. É então que surge Botan, uma guia do mundo espiritual, que lhe explica o que aconteceu no acidente, ela explica que na verdade, Yusuke se sacrificou em vão, pois a criança ia conseguir escapar com vida. Já que se tratou de uma morte acidental, o líder do mundo do espiritual, Sr. Koenma, em reconhecimento pelo esforço em tentar salvar a vida de uma criança, envia Botan para propor que Yusuke se torne um detetive espiritual, e em troca poderia retornar a vida. Yusuke aceita, e começa a trabalhar como detetive, investigando as atividades ilegais de youkais mal intencionados (os youkais são demônios, de outra dimensão) que podem pôr em risco a vida, no mundo dos humanos. Vou parar por aqui, se quiser saber mais a respeito, assista o anime. Mas, para compensar, vou apresentar alguns personagens da trama.

Yu Yu Hakusho possui muitos personagens carismáticos, que ajudam a dividir o protagonismo com o personagem principal, estabelecendo um equilíbrio confortável entre eles. Vamos conhece-los:

 Yusuke Urameshi - Estudante problemático, conhecido como o "Super Bad Boy número 1 da escola", vive se metendo em brigas com outros alunos. Sua vida muda completamente quando sacrifica sua vida para salvar uma criança de um atropelamento, e assim acaba se tornando um detetive espiritual. Nessa jornada, inicia uma forte amizade com os demais, além de se tornar mais responsável e prestativo. Adora lutar! Possui a habilidade de concentrar energia espiritual e depois libera-la de uma vez, em ataques de curta a longa distância. Sua técnica principal é o Lei Gan, que consiste em armazenar energia na ponto dos dedos e disparar num gesto que lembra um revolver!

Kazuma Kuwabara - Também estudante, colega de Yusuke, seu maior rival nas brigas e melhor amigo. Sonha em conseguir vence-lo em uma luta. Meio atrapalhado, mas esforçado, busca sempre o aperfeiçoamento, não importando qual seja a dificuldade! É conhecido como o "Bad Boy Número 1 da escola" (segundo suas próprias palavras). Valoriza a amizade e se necessário, está disposto a se sacrificar pelos companheiros. Possui a habilidade de manipular sua energia espiritual, para criar armas brancas, sendo a principal delas a Lei Ken, uma espada de energia.
Kurama (Shuichi Minamino) - Youkai que veio se refugiar no mundo dos humanos, assumindo a identidade de Shuichi Minamino quando este ainda era criança. É um dos personagens mais inteligentes da trama, característica que o torna também, o melhor aluno da escola. Aparenta ser frágil e as vezes até mesmo fraco, mas não se engane, durante a batalha pode se tornar um oponente terrível. Possui a habilidade de invocar e manipular plantas e vegetais do mundo dos youkais, entre elas o Rose Whip, um chicote feito a partir dos espinhos de uma rosa. 
Obs: O Kurama é o meu personagem favorito do anime. :D

Hiei - Youkai que veio para o mundo dos humanos, em busca de vingança por ter sido expulso de seu país. Sai em busca de artefatos mágicos que podem revelar a localização de sua terra natal e assim realizar o seu objetivo. É bem forte e ágil. Sua principal característica é a frieza com que trata os demais, mesmo não demonstrando, possui um bom coração. Possui habilidades no combate corpo-a-corpo e com espada, mas sua principal habilidade é a conjuração e manipulação das Chamas Negras Mortais.
Keiko - Melhor aluna da classe e melhor amiga de Yusuke, vive dando broncas nele. Apesar das diferenças, os dois se dão muito bem, sempre procurando cuidar um do outro.
Botan - Aparenta ser um tipo de bruxa, que ao invés de uma vassoura, utiliza um remo mágico que lhe permite voar. É uma espécie de intermediária entre o mundo espiritual e o mundo dos humanos. Tem como função dar suporte para os detetives espirituais, durante as suas missões.
Genkai - Também conhecida como "Mestra" Genkai. Durante a juventude, era reconhecida pela sua beleza, força e domínio de técnicas muito poderosas, temidas tanto pelos humanos quanto pelos youkais. Está em busca de um discípulo, para que possa transmitir sua doutrina antes de se aposentar definitivamente.
Koenma - Responsável pelo mundo espiritual, e pelas missões dadas a Yusuke. Aparenta ser uma criança, mas possui séculos e séculos de idade. Ao lado de seu subordinado, Jorge, é o alívio cômico da série, protagonizando algumas das cenas mais engraçadas.

Como todo anime de sucesso, Yu Yu Hakusho também teve uma série de jogos para videogames. Principalmente para as plataformas da Nintendo. Aliás, o criador de Yu Yu Hakusho (que também criou Hunter X Hunter) é viciado nos jogos da série de RPG Dragon Quest. É possível que esse lado gamer do autor, possa ter influenciado a produção de tantos jogos baseados no anime!

Alguns exemplos de jogos baseados em Yu Yu Hakusho. São vários jogos, de diversos gêneros, para diversas plataformas! Vale a pena conferir!

Outro detalhe muito marcante, são as músicas de abertura e encerramento, que são muito boas tanto na versão original (em japonês), quanto na adaptação para o português! Logo abaixo, a lista de músicas tanto em japonês, quanto em português:

Abertura (em japonês)

Hohoemi no Bakudan, por Matsuko Matawari

Encerramentos (em japonês)

Homework ga Owaranai, por Matsuko Mawatari

Sayonara Bye Bye, por Matsuko Mawatari

Unbalance na Kiss o Shite, por Hiro Takahashi,

Taiyō ga Mata Kagayaku Toki,  por Hiro Takahashi

Daydream Generation,  por Matsuko Mawatari


Abertura (em português)


Sorriso Contagiante, por Luís Henrique

Encerramentos (em português)

O tempo, por Luís Henrique
Eu Vou Dizer Adeus, por Luís Henrique 
Amor à Deriva,  por Luís Henrique 
Quando o Sol Brilhar Novamente, por Luís Henrique 
Geração de Sonhos, por Carla de Castro

Depois de muito tempo, desde a última recomendação de anime, ta aí uma ótima sugestão para quem estava em busca de um bom anime para acompanhar. Yu Yu Hakusho não vai te decepcionar!

É isso pessoal, fiquem com Deus e até a próxima postagem, se Deus quiser!


Nenhum comentário:

Postar um comentário