Translate

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

U.N.C.M #07 - The Smiths

Não há dúvidas que a década de 80 foi uma das maiores responsáveis pela contribuição cultural do século XX, uma boa parte das referências e influências que adotamos hoje surgiram nesse período. O chamado Rock Indie, encabeçado por bandas como Arctic Monkeys e The Strokes, tiveram grande influência da música alternativa que surgia no final dos anos 70 e começo de 80, na Inglaterra. E entre essas bandas, uma das que mais marcaram a década de 80, foram The Smiths!



Os Smiths marcaram tanto, que influenciavam significativamente até mesmo os seus contemporâneos. Um exemplo bem interessante, é o Renato Russo da Legião Urbana, que chegava inclusive a fazer a sua versão das danças do Morrissey, vocalista dos Smiths. E toda essa influencia, dentro da mesma década, uma década que ainda não conhecia a internet!


Andy Rourke, Morrissey, Johnny Marr e Mike Joyce formavam os Smiths!
Dentre os integrantes, haviam dois que mais se destacavam, Morrissey e Johnny Marr, vocalista e guitarrista, respectivamente. A maior parte das composições dentro da banda, eram de autoria da dupla, tendo Morrissey como responsável pelas letras e Marr pelos arranjos.

Infelizmente, como toda boa banda, eles acabaram se separando após 5 anos de carreira. Mas tendo deixado quatro álbuns de estúdio, além de coletâneas contendo algumas músicas que não entraram nos álbuns principais.



Os Smiths deixaram um rico legado para a música e para a cultura pop em geral, que continua a emocionar e influenciar nos dias de hoje!

E para aqueles que acham que o legado deixado não foi o suficiente, ainda é possível acompanhar a bem sucedida carreira solo do Morrissey e a de Johnny Marr, que emplacaram inúmeros sucessos após o final dos Smiths.


Com o fim dos Smiths, cada um seguiu um caminho diferente, se distanciando cada vez mais do que foram como banda. Morrissey iniciou uma carreira solo de sucesso, enquanto que Marr se dedicava a parcerias com outros músicos. Eles nunca mais trabalharam juntos. Já os outros dois membros, continuam a trabalhar na música, mas sem tanto destaque quanto Morrissey ou Marr.
Para encerrar essa edição, como de costume, que apresento com muito carinho, cinco músicas que podem definir a banda e servir de porta de entrada para aqueles que nunca escutaram, mas possuem interesse e não sabem por onde começar.

Vamos as cinco músicas:

There Is a Light That Never Goes Out

Panic

This Charming Man

How Soon is Now ?

Heaven Knows I'm Miserable Now

É isso aí, fiquem com Deus e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário