Translate

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

J.F #05 - Castlevania Aria of Sorrow


O Game Boy Advance já foi considerado, o portátil definitivo. Graças a sua biblioteca de games e o seu poderoso hardware pra época, que era capaz de reproduzir jogos numa qualidade equivalente, e algumas vezes até mesmo superior ao do Super Nintendo!

Na época que o GBA (Game Boy Advance) foi lançado, sua missão era substituir o ainda querido mas defasado Game Boy Color. E a qualidade com que essa missão foi cumprida, é impressionante! O Salto na qualidade de áudio, gráficos e processamento é absurdamente superior, se comparado com a transição do Game Boy para o Game Boy Color.

Capa da versão japonesa do game, detalhe para a arte da ilustradora Ayami Kojima!
E definitivamente, o que contribuiu para o sucesso desse portátil (GBA) foi a sua biblioteca. E hoje, quero compartilhar com vocês, algumas impressões a respeito de um dos melhores jogos do console, e um dos meus Jogos Favoritos: Castlevania Aria of Sorrow!


A jogabilidade clássica ainda está presente. Chega a ser incrível que a velha fórmula de "pular e bater" não perde o seu carisma. A novidade está na possibilidade de absorver as habilidades dos inimigos comuns, conforme eles vão sendo derrotados, além de habilidades avançadas quando derrotamos chefes.

Algumas telas do jogo, em diversos momentos. Nota-se a diversidade de cenários e inimigos!
Os Gráficos estão muito bem feitos, com uma boa variedade de inimigos, vários chefes e muitas salas diferentes. Outro aspecto interessante é que apesar do jogo se passar em um castelo, a variedade de ambientes distintos impressiona! Os ambientes variam desde áreas residenciais, quanto masmorras, jardins, calabouços e etc.

A artista Ayami Kojima, responsável pela capa desse livro de ilustrações oficiais da série, também foi responsável pelas ilustrações de Aria of Sorrow, além do aclamado Symphony of the Night!
A trilha sonora característica não podia ficar de fora, e está muito bem feita! Os arranjos combinam bem com a atmosfera do game, dando uma boa sensação de imersão sem parecer repetitiva.

Esse jogo é realmente um marco na série, por diversos motivos, a começar pelo protagonista não pertencer a família Belmont (apesar de não ser a primeira vez que isso ocorre), não utilizar o característico chicote Vampire Killer e também por se passar no futuro, próximo do final da cronologia de Castlevania (encerrada com o jogo seguinte, a continuação Dawn of Sorrow).

Aria of Sorrow foi tão bem aclamado, que rendeu uma sequência para o sucessor do Game Boy Advance! Apesar da direção de arte ter mudado, a qualidade continua! Pretendo jogá-lo em breve!
Não chega a ser um jogo considerado difícil, principalmente se você estiver habituado com a série. O que pode assustar um pouco é o tamanho do castelo a ser explorado, ainda mais se tratando de um jogo de portátil. E essa exploração vai te levar a horas e horas de diversão! Mesmo que você "trave" em determinada parte, não vai sentir vontade deixar de jogar, até que conclua o game.

Eis uma pequena foto do gigantesco mapa do jogo! 

Sem dúvidas, Aria of Sorrow é um jogo imperdível em todos os quesitos, vale a pena ser jogado e re-jogado. Lembro de ter me divertido muito jogando, apesar das condições (jogava num emulador de GBA, no celular). Contudo, é um jogo memorável que marcou a minha experiência tanto com a série Castlevania, quanto com o Game Boy Advance.

Espero que tenham gostado!

Fiquem com Deus e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário