Da metade pro final dos anos 90 existia um verdadeiro fenômeno nunca antes visto na industria de games, a Nintendo e a Sega antes soberanas no mercado de videogames estavam agora buscando pequenas fatias de mercado devido ao sucesso inesperado do PlayStation 1 (na época apenas PlayStation). Todas mundo queria jogar no PlayStation e todas as desenvolvedoras queriam fazer jogos para ele, graças a isso, muitos jogos foram lançados, uns excelentes, outros bons, alguns ruins e algumas apostas. Entre essas apostas estava uma ideia que já foi testada, mas devido aos recursos da época não foram muito bem aproveitadas. A idéia de fazer um jogo de skate mais real mas ainda assim divertido!
A ambientação em três dimensões poderia trazer pela primeira vez, experiências realmente próximas da realidade, simulando com uma maior imersão uma partida de futebol, corrida de automóveis, um soldado em guerra e é claro, as manobras de um skatista! A física do jogo foi muito bem programada, o impulso, os saltos, os giros e as quedas, todos esses fatores foram muito bem recriados dentro do game, sendo possível ir ainda mais além quando se tem um skatista "aprimorado", podendo até mesmo vencer as barreiras físicas, conseguindo saltos absurdamente altos, giros insanos e infinitas combinações de manobras. Afinal apesar de todo o realismo proposto pelo jogo, não podemos nos esquecer de que ainda estamos em um jogo!
Antes de existir Tony Hawk's Pro Skater, os jogos de skate eram mais ou menos assim! (California Games, Skate or Die e 720 respectivamente) |
O jogo contém vários cenários, diferenciando-se entre pistas mais fiéis com elementos e dimensões próximas de uma pista real e os cenários urbanos, que são lugares que não são apropriados mas que a galera anda mesmo assim, como escolas e centros urbanos, além de um hangar de aviões (sendo possível ate mesmo fazer um helicóptero levantar vôo). Outro elemento presente no game é a possibilidade de criar as suas próprias pistas, com tudo o que se tem direito, podendo ser salvas no memory card e compartilhadas com os amigos através desse recurso.
O sucesso de Tony Hawk's Pro Skater 2 foi tão grande, que rendeu até mesmo uma versão para o Game Boy Advance, tão divertida quanto a versão original! |
girar apenas o skate, girar em torno do próprio eixo e "raspar o skate" em corrimãos e etc. Esses comandos em si geram poucos pontos, mas podem ser combinados com os direcionais e ligados através de uma manobra chamada "manual" (que consiste em andar sobre apenas duas rodas do skate, as duas frontais ou as duas traseiras) para ganhar mais pontos. Quando uma combinação é executada pelo jogador, a pontuação ganha um multiplicador que eleva a quantidade de pontos obtidos.
O objetivo do jogo consiste em cumprir os desafios exigidos em cada fase, que variam de obter uma quantidade específica de pontos a conseguir feitos únicos como fazer um helicóptero decolar, destruir os alarmes da escola, derrubar os cestos de lixo entre outros, também é necessário coletar as notas de dinheiro espalhados pelos cenários, tudo isso em dois minutos (podendo ser repetido quantas vezes quiser, para completar os objetivos que ficaram faltando). Conforme o jogador vai cumprindo essas metas, vai sendo recompensado com dinheiro que pode ser gasto liberando novos cenários, skates novos e melhorar as estatísticas do jogador.
Algumas imagens do jogo, totalmente obrigatório na coleção de qualquer jogador na época! (até hoje mesmo) |
O jogo apresenta um bom número de skatistas, cada um possui pelo menos uma roupa alternativa. Sendo interessante destacar o próprio Tony Hawk, Bob Burnquist (skatista brasileiro), Elissa Steamer (primeira skatista mulher na série) e um skatista secreto, o Homem Aranha com duas roupas disponíveis, o traje normal e o simbionte. Caso ainda não esteja satisfeito com os skatistas presentes (e o próprio homem aranha), ainda é possível criar o seu próprio skatista, podendo escolher o nome, cidade natal, roupas e até a sua biografia!
Achou que eu estava brincando ? Tem Homem-Aranha, sim! |
A lista completa de skatistas presentes pode ser conferida logo abaixo:
- Bob Burnquist
- Steve Caballero
- Kareem Campbell
- Rune Glifberg
- Tony Hawk
- Eric Koston
- Bucky Lasek
- Rodney Mullen
- Chad Muska
- Andrew Reynolds
- Geoff Rowley
- Elissa Steamer
- Jamie Thomas
- Blood - Papa Roach
- Bring The Noise - Anthrax/Public Enemy
- Guerrilla Radio - Rage Against the Machine
- Pin the Tail of the Donkey - Naughty by Nature
- You - Bad Religion
- When Worlds Collide - Powerman 5000
- No Cigar - Millencolin
- B-Boy Document 99 - The High and Mighty
- Cyclone - Dub Pistols
- May 16th - Lagwagon
- Subculture - Styles of Beyond
- Heavy Metal Winner - Consumed
- Evil Eye - Fu Manchu
- Out With the Old - Alley Life
- Five Lessons Learned - Swingin' Utters
Completar Tony Hawk's não é uma tarefa fácil, sendo que muitos recorriam ao uso do famoso GameShark, para tentar aliviar os desafios e completar o jogo mais rapidamente. A dificuldade vai aumentando gradativamente, assim como as habilidades do jogador, por isso, com um certo treino e dedicação é possível completar todos os desafios do jogo. Caso você seja um jogador mais hardcore, Tony Hawk's Pro Skater 2 é uma ótima escolha, levando você a tentar o desafio de terminar o jogo com todos os skatistas obtendo 100% de aproveitamento com todos eles!
Foi em um desses, que eu joguei Tony Hawk's Pro Skater 2 pela primeira vez, uma das experiências mais significativas da minha infância! |
É isso aí galera, espero que tenham gostado!
Fiquem com Deus e até a próxima!
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