Translate

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Algum Anime #01 - Sword Art Online

Depois das comemorações de final de ano, estou finalmente de volta, para dar continuidade nesse projeto simples, mas que é feito com muito carinho e dedicação!

Planejei trazer muitas coisas legais para esse ano de 2016, e uma dessas coisas que venho trazer para vocês é uma nova série de postagens, que tem como objetivo indicar bons animes para assistirem ao longo do ano, animes que eu acompanhei e gostei muito e estou indicando para vocês!


Para aqueles que estão em busca de “Algum Anime” para acompanhar, aqui vai uma indicação:

Sword Art Online - Um anime com uma ideia muito interessante, que explora a ideia de um MMORPG ao limite, e vai desenvolvendo os personagens pouco a pouco, fazendo com que você se familiarize e até mesmo sinta vontade de jogar também. Será que é possível escapar de Sword Art Online ?

Quem já jogou algum MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game ou ainda em uma tradução literal, “Jogo de Interpretação de Personagens Online em Massa para Múltiplos Jogadores”) sabe o quanto eles são imersivos e viciantes. Alguns jogos desse tipo são tão bem elaborados que proporcionam um verdadeiro estilo de vida ao jogador, não é raro ouvir falar de pessoas que se conheceram no jogo e acabaram se casando na vida real.

Apesar de toda a complexidade por trás de um jogo desse tipo, ainda existe a limitação de precisar de periféricos para a movimentação e controle do seu personagem, mas já é possível sonhar que num futuro próximo, jogos programados para funcionarem em uma realidade aumentada através de óculos (ou capacetes) vão proporcionar experiências ainda mais imersivas.

É dentro dessa idéia de jogos online com múltiplas pessoas e realidade aumentada que Sword Art Online se encaixa. Imagine jogar um MMORPG em um ambiente de realidade virtual, com todos os elementos presentes na vida real simulados em um computador e transmitidos ao jogador através de um capacete, quando digo todos os elementos, quero dizer tudo mesmo, desde o ar que respiramos até emoções como raiva e alegria, sensações como fome e dor, e por aí vai. Sem dúvidas seria o jogo perfeito.

A possibilidade de ser quem você quiser, independente das limitações que a vida lhe traz, ou ainda, poder fazer coisas que você sempre quis, mas nunca pôde. Tudo isso seria possível no mundo de Sword Art Online, e justamente por isso, o jogo se tornou tão popular e logo na sua estréia, as dez mil unidades foram rapidamente esgotadas.

O sonho de milhares de jogadores logo se tornaria um verdadeiro pesadelo. Apesar de aparentar ser um jogo incrível, Sword Art Online, tinha duas características bem peculiares, a primeira, não era possível abandonar o jogo, ou seja, o jogador não poderia se desligar do servidor, ele estava preso naquele mundo até que alguém conseguisse derrotar todos os chefes do jogo, a outra característica que transformava finalmente o jogo em uma experiência desesperadora, era que se o jogador morresse no jogo, ele também morreria na vida real.

Sword Art Online - Kirito é o personagem principal da trama, um adolescente de 14 anos que foi escolhido junto de outros mil jogadores, para testarem o jogo antes dele ir ao ar oficialmente. Por conhecer muitas das mecânicas do jogo, acredita que pode termina-lo sozinho, por isso prefere jogar solo, o que acaba sendo mal visto pelos outros jogadores novatos. Agora que está preso no mundo de Sword Art Online, Kirito pretender terminar o jogo o mais rápido possível e libertar a todos. 

É essa a proposta deste anime, colocar jogadores num mundo aparentemente perfeito, mas que pune com a vida, aqueles que não forem cuidadosos. A jornada não consiste apenas em lutar, mas em aprender mais sobre si mesmo, conhecer o limite da sua força e da sua fraqueza, como trabalhar em equipe e levar a vida da melhor forma possível.

Um anime que eu conheci meio que sem querer no Netflix, mas que com certeza vai entrar na minha lista pessoal dos animes mais marcantes. É difícil não se identificar, principalmente se você já jogou MMORPG. Os personagens são bem construídos, fazendo com que você torça para que tudo dê certo para eles e sofra quando der errado, vai se surpreender com algumas atitudes, tentar entender como é possível que mesmo num mundo artificial os sentimentos sejam tão reais e o amor seja tão importante, mas com certeza vai se envolver conforme a trama for se desenrolando.

Fica aqui a minha sugestão para aqueles que estão buscando “Algum Anime”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário