O começo de ano é sempre difícil para os entusiastas do
futebol, pelo menos no Brasil, já que o período de férias se inicia na metade
de dezembro e vai até o final de janeiro, significando um pouco mais de um mês
sem futebol.
É difícil não pensar nesse esporte, principalmente este ano,
já que será um dos anos com mais campeonatos disputados ao longo do calendário
oficial do futebol brasileiro:
- Estaduais
- Primeira Liga (com times do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro)
- Copa do Brasil
- Campeonato Brasileiro
- Copa Libertadores da América
- Copa Sul-Americana
- Copa América
- Olimpíadas
- Mundial Interclubes (quem sabe)
Imaginando isso, estou criando mais uma série de postagens
(sim, mais uma) abordando os jogadores que mais levantaram os troféus dos principais torneios
futebolísticos oficiais, dos países com maior tradição no futebol mundial.
Inspirado no anime que fez muito sucesso no país durante os anos 90 e 2000, está
no ar, os “Super Campeões”, começando pelos maiores campeões da Copa do Brasil.
Zinho foi um dos melhores jogadores da década de 90. Um Meio-Campista canhoto habilidoso, preciso na armação de jogadas e um ótimo batedor de faltas. Fez parte do elenco tetracampeão brasileiro da Copa do Mundo de 1994, além de ter conquistado a Copa do Brasil em quatro oportunidades: Em 1990 pelo Flamengo, 1998 pelo Palmeiras, 2001 pelo Grêmio e 2003 pelo Cruzeiro.
Paulo Nunes foi revelado pelo Flamengo no começo dos anos 90, onde conquistou os primeiros títulos na carreira. Se mostrou um atacante oportunista e goleador, graças a sua percepção em campo, sempre se posicionava bem dentro da área, levando os zagueiros ao desespero, graças a isso acabou ganhando o apelido de "Diabo Loiro". Foi campeão da Copa do Brasil três vezes: Pelo Flamengo em 1990, pelo Grêmio em 1997 e por fim, pelo Palmeiras em 1998.
Danrlei fez história pelo Grêmio, onde jogou por mais de 10 anos. De gandula a um dos maiores goleiros do Grêmio, ganhou muitos títulos pelo imortal, fazendo parte da melhor fase do time gaúcho. Um goleiro com ótimos reflexos, fechava o gol em competições eliminatórias, não tendo medo de até disputar a bola com um atacante. Um dos jogadores mais queridos do tricolor gaúcho. Conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil pelo Grêmio em 1994,1997 e 2001.
O Zagueiro Cristiano, mais conhecido como Cris, surgiu no Corinthians, onde apesar da sua passagem instável pelo alvinegro, ficou conhecido pela sua raça. Mas foi no Cruzeiro que o zagueiro alcançou a sua melhor fase na carreira, sendo reconhecido como um dos melhores zagueiros do Brasil, tendo inclusive passagens pela seleção brasileira, chamou a atenção dos clubes europeus. Teve uma passagem marcante pelo Lyon da França. Conquisto a Copa do Brasil em três oportunidades, por dois clubes diferentes: Corinthians em 1995 e Cruzeiro em 2001 e 2003.
Dessa pequena lista de cinco jogadores "Super Campeões", o Arouca é o único que ainda está em atividade (até essa postagem pelo menos), sendo o mais recente jogador a conquistar o tricampeonato da Copa do Brasil. Um dos melhores volantes dos últimos anos, tendo vivido o auge da sua carreira no Santos, onde conquistou uma série de títulos. Na Copa do Brasil, o volante ajudou a levantar a taça em três oportunidades: Fluminense em 2007, Santos em 2010 e pelo Palmeiras em 2015.
Espero que tenham gostado. Caso tenha faltado algum na lista (com três títulos ou mais na carreira), informe nos comentários, que eu atualizarei a postagem.
É isso aí, em breve mais edições dos "Super Campeões" da vida real.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário