A música é uma forma de expressão muito interessante. Desde os tempos mais remotos a música tem sido produzida de inúmeras maneiras,com diversos propósitos e tem causado as mais variadas emoções e sensações. Posso afirmar com certa segurança que a música é uma necessidade.
Uma necessidade que foi percebida até mesmo nos jogos eletrônicos. Lá no inicio dos videogames, próximo da geração do Atari 2600, foi notado um “vazio” que poderia ser preenchido com algo mais refinado que o barulho dos pixels colidindo com alguma coisa na tela. Assim, nos anos 80, por volta da terceira geração (Nintendo 8Bits e Master System) começou uma preocupação com a audição dos jogadores e as primeiras trilhas sonoras para jogos foram compostas.
Nos dias de hoje, os jogos eletrônicos se tornaram muito mais complexos, com produções milionárias que se preocupam com cada detalhe da experiência que o jogador desfrutará. Experiência, é exatamente isso que os games estão se tornando, uma experiência que vai além de sentar no sofá e segurar um controle de videogame, ou um Gamepad, se preferir.
Quem nunca se arrepiou ao jogar Halo pela primeira vez e se deparar com o um emblemático canto gregoriano, que é uma das marcas registradas da série, fora a trilha sonora em si que é sensacional. Graças ao avanço tecnológico com o passar dos anos, conseguimos uma experiência muito mais imersiva do que as músicas encontradas na geração 8 bits.
Mas sempre existirá a opção de abaixar o volume da televisão e com um celular e fones de ouvido, escutar a música que você quiser. Nada mais democrático do que jogar o que você quiser jogar, ouvindo o que você quiser ouvir.
Como citado anteriormente, a trilha sonora de jogos como Halo, são imperdíveis e ignorar tais músicas não é muito recomendável. Já a série de jogos esportivos, possui uma trilha sonora bem eclética. Diversidade que pode incomodar alguns jogadores, nesse caso, para evitar o desconforto, recomendo diminuir o volume e escutar aquilo que você quiser.
Jogando o modo Manager do FIFA, por exemplo, costumo deixar o volume mudo, colocar os fones de ouvido e escutar as músicas do celular, ouvir algum Podcast ou até mesmo ouvir a narração de uma partida de futebol, enquanto jogo futebol no videogame.
Ouvir música enquanto joga, pode tornar a experiência ainda mais agradável. Sendo uma oportunidade para descobrir novas músicas e gêneros, e até mesmo ser uma fonte de motivação a mais para superar as dificuldades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário